terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Canções de ninar

É fato comprovado que noites em que o sono foge são verdadeiros ninhos para idéias. Estava refletindo sobre canções e poeminhas infantis, quando me ocorreu: É, isso dá matéria!

Cheguei à mesma conclusão de Rafinha Bastos já havia chegado numa análise profunda dessa primeira música, só que com alguns complementos. Analisem comigo:

"Nana neném, que a Cuca vem pegar." Tá, e por isso é pra criança dormir? Pode ficar sossegado que a Cuca vem te pegar. Bom... Antes ela do que o Nardoni, ou o Lindenberg... "Papai foi pra roça, mamãe trabalhar." Muito bonito, não? Simplesmente abandonaram a criança, já não bastasse a Cuca que vem pegar. "Bicho-papão saia do telhado" Olha a situação do coitado: Os pais abandonaram, a Cuca vem pegar e o bicho papão está no telhado! No mínimo querem o cadáver dele [Canibaaaaaaaaais! Corram para as montanhas, corram para as montanhas]. Tudo bem que eu nunca ouvi falar de bicho-papão no telhado, para mim eles sempre ficavam em baixo da cama ou no guarda-roupa...

Ainda no sentido abandono dos filhos tem a musiquinha da Xuxa: "Cinco patinhos foram passear, além das montanhas na beira do mar, a mamãe gritou quá-quá-quá-quá. Mas só quatro patinhos voltaram de lá. E blá blá...Mas nenhum patinho voltou de lá." *É nessa hora que todos fazem cara de triste*. "A mamãe patinho foi procurar..." Ufa! Estou até aliviada agora, já estava achando que ela nem ia mais né. De qualquer forma, que tipo de mãe espera os cinco filhos sumirem pra depois ir procurar?

"Atirei o pau no gato-to, mas o gato-to, não morreu-reu-reu." Primeiro, quem escreveu isso estava bêbado-do, ficava repetindo as ultimas silabas-as . Segundo que maltratar animais é crime previsto em lei e pode até dar cadeia. Eu deveria denunciar à PETA... Um pai canta isso pra uma criança e depois vem dizendo que não pode bater no gatinho; Como fica a cabeça da criança? Se ela não for a Maísa, vai ficar total e completamente confusa.

And the Oscar goes to: "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão, menininha quando dorme, põe a mão do coração." Precisa falar alguma coisa? Total sem sentido! O que a batata tem a ver com a menina e onde ela põe a mão enquanto dorme? Nada!

Depois quando eu digo que as pessoas bebem para escrever essas coisas ninguém acredita...

1 comentários:

*Poli* disse...

HAHAHA meu, vc sabe que eu já li algo sobre, né? E o Brasil é o único país que tem essas letras SEM NOÇÃO de canção de ninar! HAHAHHAHA
Nha Marina, adoray (L)