sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Olimpíadas, como faz?

Olá, leitores!

“Não só de pão vive o homem”, assim como, não só de humor é feita a revista da Lufa!
Para essa edição, há uma matéria sobre os Jogos Olímpicos. Como surgiu, algumas curiosidades, em quais o Brasil competiu, quanto ganhou e etc...
Espero que vocês gostem! :D


Origem das Olimpíadas

Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores recebiam uma coroa de louros.
Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.
A versão moderna dos festivais esportivos gregos é realizada, pela primeira vez, em 1896, em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta livre, natação e tênis. Os vencedores são premiados com medalha de ouro e ramo de oliveira. Adota-se o termo "olimpíadas", no plural, pois na competição cada modalidade é encarada como uma olimpíada em separado.
Nas Olimpíadas seguintes, realizadas em Paris, em 1900, a falta de infra-estrutura e de divulgação tornam os Jogos um fracasso. Em 1904, as Olimpíadas de Saint Louis chegam a durar quase cinco meses.
Política e esporte
Na Era Moderna, as Olimpíadas servem de palco para manifestações políticas, apesar de seu objetivo de promover a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, o chanceler alemão Adolf Hitler recusa-se a reconhecer as vitórias do atleta norte-americano negro Jesse Owens, ganhador de quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas de Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro mata 11 atletas de Israel.
Até o fim da Guerra Fria ocorrem vários boicotes às Olimpíadas por motivos políticos. Os EUA, por exemplo, não participam dos Jogos de Moscou, em 1980, em protesto contra a invasão do Afeganistão. Os soviéticos, por sua vez, recusam-se a disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, alegando problemas de segurança. Apenas em Barcelona (1992) a competição volta a contar com a maioria dos países.
Até o fim da Guerra Fria ocorrem vários boicotes às Olimpíadas por motivos políticos. Os EUA, por exemplo, não participam dos Jogos de Moscou, em 1980, em protesto contra a invasão do Afeganistão. Os soviéticos, por sua vez, recusam-se a disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, alegando problemas de segurança. Apenas em Barcelona (1992) a competição volta a contar com a maioria dos países.


(créditos: http://www.coladaweb.com/edfisica/historia.htm)




Eu, pessoa do bem, fui atrás e consegui algumas curiosidades... (A)


O criador dos Jogos Olímpicos da era moderna foi o barão de Coubertin. Seu nome verdadeiro era Pierre de Fredy. Ele nasceu em Paris, França, no dia 1º de Janeiro de 1863 e morreu em Genebra, Suíça, no dia 2 de setembro de 1937. Seu corpo foi lacrado numa urna de bronze, está sepultado em Olímpia, junto ao templo erguido para os deuses Gregos.

Os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem, em juramento, honra, boa vontade e esportividade. Com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas, a expressão “honrar nosso país” foi trocada por “honrar nossa equipe”.

A bandeira olímpica – toda branca, com os cinco anéis entrelaçados – foi idealizada pelo barão Pierre de Coubertin, em 1913. Ela fez sua aparição oficial no ano seguinte. Os anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; negro, África; verde, Oceania; e vermelho, América). Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo.

A tocha olímpica de 1992 tinha 68 centímetros e pesava 1,2 quilo. Nos Jogos de Barcelona, ela passou nas mãos de 9.661 pessoas durante 43 dias. Os participantes do trajeto podiam comprar, como recordação, uma réplica da tocha por 150 dólares. O atleta grego Savvas Saritzoglou, o primeiro a conduzi-la, disse que havia sido assaltado por um homem loiro de quarenta anos, perto do monte Olimpo. Mais tarde, descobriu-se a farsa. Saritzoglou confessou o roubo.

Hoje em dia, para participar dos Jogos, um novo esporte masculino precisa ser praticado e ter campeonatos em 75 países e em quatro continentes. Para a versão feminina, bastam quarenta países e três continentes.

Vamos falar de Brasil...

· Em 2004, o total de atletas Brasileiros foi de: 247
· O Brasil não participou dos Jogos Olímpicos de 1896, 1900, 1904, 1908, 1912 e 1928.
· Em 2004, o Brasil conseguiu 10 medalhas no total. Sendo elas divididas em: 5 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.
· Ainda em 2004, os nossos “heróis”, que batalharam por uma medalha de ouro e ganharam, foram: Equipe de vôlei masculino, Torben Grael e Marcelo Ferreira (iatismo), Ricardo e Emanuel (vôlei de praia), Robert Scheidt (iatismo) e Rodrigo Pessoa (hipismo). As de prata: Equipe de futebol feminino, Adriana Behar e Shelda (vôlei de praia)E as de bronze: Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Flávio Canto e Leandro Guilheiro (judô)


(créditos: O Guia dos Curiosos – Marcelo Duarte. 3ª ed. – Editora: Panda Books, 2005)




E falando [AINDA] em Olimpíadas...

Já pensou se houvesse uma Olimpíada em Hogwarts? E se houvesse, qual esporte a sua casa praticaria? Pensando nisso, a conclusão foi...

A Sonserina se destacaria muito bem no Tiro. Sem dúvida honrariam o “mascote” da casa, que possui uma visão aguçadíssima, e seria a chance dos sonserinos provar que todos são dignos das exigências do titio Sala! Por lá, o Tiro seria um passatempo um tanto quanto... er... bem praticado. Com certeza se a moda pegar na casa, o resto do fórum que ande de capacetinho (e a Máfia que se cuide =x)...

Já a Grifinória, iria adorar o Remo! Tá, pegaram a piada? *__* *silêncio* Ahn... vamos falar sério. A Griffa se daria muito bem no Triatlon. Afinal, é a casa que respira a coragem! Porque, convenhamos... tem que ter MUITA coragem pra pedalar, nadar e correr por não sei quantos quilômetros. Sem dúvida nenhuma, demonstrariam que o Leão está presente em todos os bravos atletas dessa modalidade (e da casa também). Agora, mais coragem ainda é se atrever a abraçar um Grifinório que esteja correndo e ganhando... :roll:

E a Corvinal? Se daria muito bem na Esgrima. Colocariam em prática toda a sabedoria que tem, dando golpes inesperados, escapando sabiamente dos adversários, nunca abaixariam a guarda... assim, praticamente uma águia, saca?. Competidores natos! E deixariam não só os membros da casa orgulhosos, como também a Tia Raven! Ma oe! Aliás, ainda bem que o xadrez não é Olímpico...

E bem... agora, a casa na qual eu sou moradora (Ahh! Jura?), a Lufa-Lufa! Por nos destacarmos como uma casa muito unida, nos daríamos muito bem no Vôlei. Saberíamos nos juntar quando preciso... eliminando qualquer adversário! Será que assim, a nossa mãe, Helguinha ficaria feliz, com a gente? Só peço pra que eu não jogue na rede... afinal, 1,56 é uma medida um tanto quanto... ahn... fora do padrão...

0 comentários: