quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Tiopês

Comofas??//

Calma! Antes de me criticar, atirar pedras e se perguntar o que eu estou fazendo aqui, sendo que não sei nem escrever a palavra faz corretamente, se acalme, reserve um pouco de paciência e entenda o tiopês.




Pegael, tiopês!!!11

O tiopês é uma tendência ortográfica da internet. É um "recurso ortográfico" que a princípio ironizava o jeito errado com o qual as pessoas escreviam na web. Em um tópico da comunidade "Tiopês - A Revolução", que há no Orkut, o usuário Augusto exibe a história do tiopês.

A história do Tiopês (por Lizard):

Um homem chamado Ale foi um tanto que popular, uma época no orkut. Ele escrevia algumas coisas errado, não usava vírgulas, acentos ou pontuações...

O pessoal começou a fazer chats com o Ale => Alechat (creio que era uma comunidade ou no próprio scrapbook dele), o que era realmente engraçado, pois todo mundo era livre para falar errado.

No meio disso tudo, começaram a sair algumas comunidades criadas por Misto Eleazar e sua trupe que além de usar a forma do Ale de escrever, começou a usar expressões como: "Brinks to vivao", "Oi", "q"... Essas comunidades sempre tinha o tom de comédia, ácida muitas vezes!

Com o tempo e a popularidade, as pessoas que escreviam em "miguxês" começaram a adotar o tiopês, só que não como uma forma engraçada (e ainda legível) de se escrever, mas como uma forma fOfUxXxA i DiVeRtIda e ilegível. Em suma, de difícil compreensão.

A partir daí o tiopês se tornou comum e criticado por alguns, como Nelly. Nelly é uma internauta que escreveu no site overmundo.com.br uma coluna sobre o tiopês, o criticando fortemente:

O Tiopês até ficou popular, mas nada tem de engraçado. É só mais uma forma mongol e trabalhosa de se comunicar.

Esses dialétros cibernéticos são muito prejudiciais para a língua portuguesa porque os jovens, de um modo geral, acabam ficando muito mais tempo na internet do que lendo livros, revistas e jornais.

Espero que quando o miguxês e o tiopês saírem de moda, a tendência seja escrever português. Porque, se continuar desse jeito, daqui a pouquíssimo tempo precisarei dividir meu tempo entre faculdade, namoro, academia, a coluna no Faz Sentido e aulas de alfabetização virtual.

Agora, há outros que fazem do tiopês uma grande piada, e é claro que você sabe de quem eu estou falando. Sim, a Desciclopédia também tem uma página reservada para o tiopês:

O tiopês é um idioma tido como a origem do miguxês e do internetês. Também foi amplamente aceito pelos Indies e, em tempos mais recentes, por emos.

Há ainda o cersibon, que é a evolução do tiopês. Segundo a matéria "GUIA PRA PARECER MODERNO E DESCOLADO NO TWITTER" do site mypix.com.br, cersibonês é um mix de tiopês com você acordando e querendo alguma coisa. Pra usar, é só começar a frase com a expressão "crdei qro" (acordei quero) ______________ e preencher com qualquer coisa.

Internetês, miguxês, tiopês, cersibonês... Só nos resta esperar para ver o que vai acontecer com o português.

2 comentários:

isa disse...

*88* asho digno faalr d tiowpes tiops AICUNE pq portuguez e´ mt 100sal neam *888*

Anônimo disse...

Eu não gosto desse tipo de escrita. Acho feio. E deveríamos dar valor a nossa língua, e não ficar criando modos de deixá-la incompreensível.